quarta-feira, 31 de julho de 2013

PARTICIPE NESTA QUINTA (1º) DO SEMINÁRIO SOBRE PRECARIZAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS

DIGA VOCÊ TAMBÉM NÃO AO PL 4430
A CUT Brasília promove o Seminário sobre Precarização dos Direitos Trabalhistas nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, a partir das 18h30, no Sindicato dos Bancários de Brasília (EQS 314/315 Sul).
Especialistas em direito sindical e trabalhista e integrantes do Ministério Público e da Magistratura vão expor os atuais instrumentos legais e a jurisprudência que vem amparando os trabalhadores contra a precarização de direitos e contra o desvirtuamento das relações de trabalho. E esclarecerão os riscos e prejuízos que o PL 4330, o chamado projeto de lei da escravidão, trará aos direitos e às conquistas da classe trabalhadora por meio da flexibilização generalizada dos contratos de serviços e de trabalho.
A CUT Brasília entende que é importante a apropriação dos conhecimentos e dos aspectos jurídicos nesta luta que os trabalhadores estão travando para derrubar o PL 4330. Este é um projeto de lei que representa um violento ataque dos patrões e seus representantes do Congresso Nacional contra a classe trabalhadora e suas entidades sindicais. O PL 4330 rouba direitos, enfraquece a organização dos trabalhadores, desestabilizando e desqualificando a representação sindical. Os patrões ganham instrumentos legais para superexplorar os trabalhadores, reduzindo remuneração, derrubando pisos, ampliando jornadas e se protegendo das atuais ações jurídicas e sindicais contra fraudes trabalhistas.

São os seguintes especialistas que farão exposições no Seminário:

1.   Dr. Eymard Louguercio – Assessor Jurídico da CUT e membro da Diretoria  Executiva da Associação dos Advogados Trabalhistas do DF. Ele vem dando suporte legal à elaboração de uma proposta do movimento sindical para se regulamentar efetivamente a terceirização das relações do trabalho, de acordo com interesses dos trabalhadores.

2.   Dr. Sebastião Vieira Caixeta – Procurador do Trabalho – Ministério Público do Trabalho.

3.   Dra. Zilmara Alencar – Integrante da Comissão de Direito Sindical da OAB/DF e conselheira da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB/Nacional.

4.   Representante  - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).  

5.   Chico Vigilante – Deputado Distrital (PT).

6.   Roberto Policarpo – Presidente do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal.



Adm: Silviane Medeiros

segunda-feira, 29 de julho de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS


O Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado - SiMPiM, comunica que estamos com as inscrições abertas para novas turmas do curso de informática (o curso é disponível para todas as idades, para sócios e não sócios do sindicato).

Venha nos fazer uma visita!
Maiores informações na sede no Sindicato na Rua Dutra de Andrade, nº 334 ou pelos telefones: (53) 3248-3008 ou (53) 3248-1095



Adm: Silviane Medeiros

COMUNICADO PLENO CARD


Comunicamos que a partir de  hoje dia 29, o Cartão Pleno Card está liberado para o mês de agosto.

Adm: Silviane Medeiros

sexta-feira, 26 de julho de 2013

quarta-feira, 24 de julho de 2013

segunda-feira, 22 de julho de 2013

COMUNICADO MALHARIA LUCAS

O Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado - SiMPiM, comunica os interessados que nos dias  22, 23, 24, 25 e 26/07/2013, o vendedor da Malharia Lucas estará presente na sede do Sindicato (Rua Dutra de Andrade, nº 334), expondo roupas de malha da Coleção Inverno com grandes novidades (Jaquetas Reversíveis Infantil) e promoções.

Horário:
Manhã: das 9hs às 11h e 30min
Tarde: das 13h e 30min às 17h e 30min

OBSERVAÇÃO: Os sócios do SiMPiM, terão suas compras parceladas em até 6 x com desconto em folha de pagamento.

    A Diretoria.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

COORDENADORA REGIONAL ZONA SUL DA FEMERGS, PARTICIPA DE EVENTO SOBRE O RPPS EM CANDIOTA

No dia, 17 de julho, o Secretário de Assuntos Previdenciários da Femergs, senhor Márcio Nunes Ferreira, esteve no município de Candiota, acompanhado da Coordenadora Regional Zona Sul da Femergs Ângela Maria Régio Marques e do Coordenador da Regional Centro do Estado Renato Costa, por solicitação da Diretoria do Sindicato dos Municipários de Candiota - SIMCA, para esclarecimentos de dúvidas a respeito de alterações na atual Lei do RPPS. 
O evento aconteceu na sede do Sindicato.




Créditos: Ângela Maria Régio Marques

VEREADOR FÁBIO DIAS PEDE QUE O ANTIGO PRÉDIO DO HOTEL DA LUZ SEJA DOADO PARA O SIMPIM

O Ver. Fábio Dias solicitou ao Poder Executivo Municipal que seja revista a cedência do antigo prédio do Hotel da Luz para a UFPEL, visto que a mesma não tomou nenhuma providência com relação ao prédio que está em total abandono. Portanto o Ver. solicitou a doação do referido prédio para o SIMPIM (Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado), sendo que este não possui sede própria. Também pediu apoio aos colegas Vereadores, que no mesmo instante endossaram a proposição de Nº58/2013, encaminhada na terça-feira, 16,  no Plenário Walter Azambuja em Sessão Plenária.

"Minha justificativa para o pedido é que a Universidade já demonstrou que não tem interesse no prédio, portanto acho interessante que fosse doado ao SIMPIM, sendo que o mesmo paga aluguel para ter uma sede". Conclui o Vereador.




Adm: Silviane Medeiros

quarta-feira, 17 de julho de 2013

INFORMAÇÃO - COLETIVO JURÍDICO DA CUT RS

I.       Nota Oficial da CUT sobre a revisão do saldo do FGTS
A CUT solicitou ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) – órgão de assessoria do conjunto do movimento sindical - um amplo e completo estudo sobre as possíveis defasagens na correção monetária das contas do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A assessoria jurídica da CUT também está analisando as medidas coletivas que podem ser tomadas para defender os interesses da classe trabalhadora.  
Desde 1991, as correções são de capitalização de 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial). Em 2001, o STJ – Superior Tribunal de Justiça editou a súmula 252 reconhecendo a TR como fator de correção dos saldos das contas do FGTS. Este índice, porém, tem ficado abaixo da inflação. Em 2012, por exemplo, a correção das contas do FGTS foi de 3% e a inflação foi de 5,8%.   
Os estudos solicitados pela CUT para fundamentar uma decisão segura em defesa dos interesses da classe trabalhadora  deverão ficar prontos até o dia 7. Só então, tomaremos uma decisão que será amplamente comunicada a todos os dirigentes em primeiro lugar e, depois, a todos/as trabalhadores/as através da mídia formal e do site da nossa Central.
Neste sentido, a CUT Nacional orienta as CUT’s Estaduais, Confederações, Federações e Sindicatos a aguardarem a decisão da Executiva Nacional. Enquanto isso, é fundamental que os dirigentes CUTistas orientem todos/as os/as trabalhadores/as a não assinarem nenhum tipo de documento ou procuração para entrar com ações judiciais.
É importante ressaltar que a CUT defende um amplo processo de negociação com o governo, com o Conselho Curador do FGTS, a Caixa Econômica Federal e todos os órgãos envolvidos na gestão do Fundo para reivindicar a revisão do saldo das contas e sugerir novos critérios para atualização dos índices no futuro.
Se essas negociações não resultarem e um acordo que repare eventuais perdas passadas e evite perdas futuras, a CUT entrará com ações judiciais para proteger os interesses dos trabalhadores.
ACESSE O LINK PARA CONHECER A NOTA TÉCNICA DO DIEESE SOBRE O FGTS:

II.  Aviso Prévio
A CUT RS, através do seu coletivo jurídico, orienta que os sindicatos para buscarem a indenização dos dias excederem os 30 dias de aviso prévio mediante mobilização dos trabalhadores. Ou seja, somente a mobilização pode garantir a aplicabilidade da lei. Sugerimos também que se faça uma leitura atenta da Nota Técnica do Ministério do Trabalho (ver o link abaixo) para fundamentar a nossa argumentação. 

ATENÇÃO: ACESSE O LINK PARA CONHECER A NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO SOBRE AVISO PRÉVIO:


Antonio  Guntzel                                                                      Simone Goldschmidt
Secretário de Relações de Trabalho                                                  Secretária Geral


Adm: Silviane Medeiros

terça-feira, 16 de julho de 2013

AGRADECIMENTO CUT


Pepe Mujica-  Presidente do Uruguai
“Como seria a condição humana se não houvesse militantes?
Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e não se equivoquem. Não é isso.
É que os militantes não vem para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos.
Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente de que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida a serviço do progresso humano.
Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício.

É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente".


Companheiros/as CUTistas,
A Direção da CUT RS agradece a todos/as pelo engajamento na realização do Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações. Muitas regiões do interior aderiram prontamente e organizaram robustas mobilizações. Boa parte do nosso estado paralisou. Porto Alegre e adjacências entraram em clima de greve geral. O RS foi destaque no noticiário nacional e projetamos a CUT-RS como uma entidade que possui capacidade de mobilização e ações unificadas com outras centrais sindicais e movimentos sociais.
O dia 11 de julho já entrou para a história do povo brasileiro. Porém, a nossa luta continua e exige esforços redobrados. Canalizar esse clima de mobilização para aprofundarmos as mudanças e aperfeiçoarmos a democracia”, esse é o nosso maior desafio.  Precisamos reforçar a articulação com movimentos sociais em todas as regiões; temos que debater a nossa pauta com os/as trabalhadores/as nos locais de trabalho; devemos discutir amplamente a conjuntura nas direções sindicais para detectarmos as contradições e os verdadeiros inimigos da classe trabalhadora; é necessário participar ativamente dos protestos contribuindo para que a juventude direcione a sua indignação na direção desejada. Cabe a CUT, nesse momento tão importante do povo brasileiro, desempenhar o papel de vanguarda e de iniciativa política e organizativa.
Já temos agendado os próximos embates. No dia 6 de agosto serão realizados atos contra a terceirização nas portas das federações patronais em todas as capitais do Brasil e também nas confederações de empresários. O objetivo é pressionar os empresários a retirar da pauta da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4330. Caso a nossa pauta não avance, retornaremos as ruas no dia 30 de agosto com uma nova paralisação nacional.

Saudações CUTistas.
            Direção da CUT-RS     

Adm: Silviane Medeiros

sexta-feira, 12 de julho de 2013

SINDICATOS DOS MUNICIPÁRIOS VÃO AS RUAS NO DIA DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL

No dia, 11 de julho dia de Paralisação e Mobilização Nacional vários Sindicatos dos Municipários foram as ruas reivindicar melhorias.
As lideranças sindicais também definiram doze bandeiras de luta como fundamentais na atual conjuntura. A lista abaixo foi entregue à presidenta e ganhará destaque em cada paralisação.
·         Fim do Fator Previdenciário;
·         10% do PIB para a Saúde;
·         10% do PIB para a Educação;
·          Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;
·         Valorização das Aposentadorias;
·         Transporte Público e de Qualidade;
·         Reforma Agrária;
·         Mudanças nos Leilões de Petróleo;
·         Rechaço ao PL 4330, sobre Terceirização;
·         Reforma Política;
·         Reforma Urbana e
·         Democratização dos Meios de Comunicação.
      
            Confira as Fotos:
Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul - SIMUSSUL

 Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul - SIMUSSUL

 Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul - SIMUSSUL

Sindicato dos Municipários de Santo Cristo - SIMUSC
                                     
                                      Sindicato dos Municipários de Santo Cristo - SIMUSC

  Sindicato dos Municipários de Santo Cristo - SIMUSC

      Sindicato dos Servidores de Caxias do Sul - SINDISERV

Sindicato dos Servidores de Caxias do Sul - SINDISERV

Sindicato dos Servidores de Caxias do Sul - SINDISERV

Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira

Adm: Silviane Medeiros

quinta-feira, 11 de julho de 2013

SIMPIM REALIZA ENTREGA DE CERTIFICADOS

Na noite da quarta-feira, 10, o Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado – SIMPIM realizou a entrega de certificados da 8ª Turma do Curso de Informática.
Estiveram presentes o senhor Protásio Silveira da Rosa (Presidente do SIMPIM), as integrantes da Diretoria do Sindicato Ângela Maria Régio Marques, Maria das Dores Lima, a instrutora Silviane Medeiros da Rosa e familiares dos concluintes do curso.

Concluintes:
·         Ana Maria Barão Peraça;
·        Elda Barão Soares;
·        Iliana de Oliveira Madruga;
·        Jorge Antonio de Almeida;
·        Jurani Brum Castro.


    
  Adm: Silviane Medeiros

quarta-feira, 10 de julho de 2013

11 DE JULHO: DIA NACIONAL DE LUTAS


Na capital, CUT e CMS realizarão ato público no Largo Glênio Peres, às 16h
Seguindo a onda das manifestações que vem ocorrendo em todo o Brasil desde o mês passado, as centrais sindicais de todo o Brasil estão convocando o movimento sindical e a sociedade em geral para o Dia Nacional de Luta que acontece nesta quinta-feira, 11 de julho. O objetivo da mobilização nacional é destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos ministérios.
Em Porto Alegre, a CUT/RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) irão realizar um ato público, às 16h, no Largo Glênio Peres. O local irá receber as marchas promovidas pelos diferentes setores do movimento que já estarão mobilizados desde a madrugada que terá greves, atos e manifestações nos locais de trabalho em todas as regiões do Estado.
A partir das 10h, serão feitas três concentrações para as grandes marchas que se dirigirão ao Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A primeira será no Laçador, a segunda, na rótula do Papa (Estádio Olímpico) e a terceira partirá da Avenida Assis Brasil, (próximo ao IAPI). Após às 16h, terá um grande ato no Largo Glênio Peres.

Mobilizações no interior
Santa Maria
A concentração será a partir das 9h na praça Saldanha Marinho, após terá uma caminhada pela Avenida Rio Branco até a antiga Estação Férrea. De acordo com  Marizar Mansilha de Melo, o trevo de acesso para a UFSM também será bloqueado. Na parte da tarde, às 17h será realizado um ato político e unificado na praça Saldanha Marinho.

Pelotas
Segundo Elton de Oliveira Lima, da regional Sul, o transporte coletivo da cidade será paralisado. A partir das 8h, haverá concentração dos trabalhadores em frente a Prefeitura Municipal e após, uma caminhada pelas ruas do centro. Às 12h, será realizado um almoço coletivo na praça Coronel Pedro Osório. E na parte da tarde, será realizado um ato político.

Passo Fundo 
Conforme Alcidir Antoninho de Andrade, coordenador da regional Planalto, o dia inicia com manifestações e paralisações em várias empresas desde a madrugada. A partir das 10h, haverá um encontro na esquina do Banco do Brasil, localizado no centro da cidade. O dia todo será de manifestações.
Altos da Serra e Médio Alto Uruguai
Irão se somar as atividades realizadas em Passo Fundo, com a regional Planalto.

Santa Rosa
A partir das 5h haverá paralisações na cidade. Na praça central da cidade, haverá concentração para a grande caminhada que partirá às 16h até a Câmara Municipal de Vereadores pedindo a redução dos valores das diárias dos vereadores. Logo, irão para a frente do INSS onde farão um ato com previsão de término por volta das 18h, assegurou Janir César Moraes Lino, coordenador da regional Missões.
Erechim
Em Erechim, região do Alto Uruguai, haverá paralisação da BR 153, na parte da manhã e uma caminhada pelo Distrito Industrial, conforme informou o coordenador da regional, Fábio Adamzuk.

Vale do Sinos
Mauri Schorn, coordenador da regional Vale dos Sinos, afirmou que, pela manhã, haverá  paralisação na BR 116, em Sapucaia do Sul. Em Canoas, os manifestantes irão paralisar a BR 116. Às 12h, haverá almoço no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Dali seguem para o Monumento do Laçador por volta das 13h30min e às 14h iniciarão a caminhada até o Largo Glênio Peres.

Vale do Rio Pardo 
De acordo com a coordenadora da regional, Miriam Neumann Trindade, na parte da manhã, a partir das 9h30, os trabalhadores se reunirão no trevo de entrada da cidade de Venâncio Aires, após realizarão uma caminhada até o centro do município. À tarde, a partir das 15h, haverá um ato político na praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul.

Serra
Em Caxias do Sul, as manifestações iniciarão ainda na madrugada, com a paralisação das principais rodovias da cidade. Segundo o coordenador da regional Serra, Antônio Staudt, as mobilizações são em conjunto com os sindicatos da região e culminarão no ato público, a partir das 9h, na praça Dante Alighieri.

Litoral Sul
Na cidade de Rio Grande, os trabalhadores irão paralisar o transporte coletivo do município, no começo da manhã e após, o Polo Naval. Na parte da tarde, os sindicatos realizarão atividades com suas categorias e a partir das 17h, será realizado o ato unificado na Praça Doutor Pio.

Ijuí
Na região Noroeste, as mobilizações se concentrarão na cidade de Ijuí.  Três caminhadas acontecerão no município para chegar na praça da República por volta das 9h30. Após, haverá uma grande marcha pelas ruas do centro da cidade. Além disso, será realizada panfleteações em diversos pontos, durante todo o dia, conforme informou a coordenadora da região, Teresinha de Jesus Boneto Mello.

Celeiro
De acordo com o coordenador da regional Celeiro, Paulo Cesar Franz, a partir das 9h, os trabalhadores rurais irão bloquear alguma importante rodovia da região. Na parte da tarde, às 16, haverá um ato político na praça da Bandeira, na cidade de Três Passos e após, uma caminhada pelo centro do município.

Confira a pauta defendida pelos trabalhadores:
- Contra o PL 4330, sobre terceirização;
- 10% do PIB para a educação;
- 10% do orçamento da União para a saúde;
- Redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem  redução de salário;
- Fim do fator previdenciário;
- Valorização das aposentadorias;
- Reforma agrária;
- Suspensão dos leilões de petróleo;
- Transporte público e de qualidade;
- Reforma política.

Contatos para mais informações:
Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS: (51) 9678.4696
Alberto Ledur, secretário de Comunicação da CUT-RS: (51) 9904.5522
Daiani Cerezer, assessoria de comunicação da CUT-RS: (51) 9641.0961
Renata Machado, assessoria de comunicação da CUT-RS: (51) 9983.4689

Contatos das regionais:
Missões: Janir Moraes Lino – (55) 9644.1113
Planalto: Alcidir Antoninho de Andrade – (53) 9201.3070
Médio Alto Uruguai: Olivar Lazaretti – (54) 9905.3326
Alto Uruguai: Fábio Adamzuk  - (54) 9967.3641
Serra: Antônio Staudt – (54) 8401.3942
Sudoeste: Gerson Pereira – (55) 9614.6670
Vale dos Sinos: Mauri Antonio Schorn – (51) 9831.0533
Vale do Rio Pardo: Miriam Neumann Trindade – (51) 8416.7243
Litoral Sul: Doris Regina Acosta Nogueira – (53) 9152.3720
Noroeste: Teresinha de Jesus Boneto Mello – (55) 9999.4804
Centro: Marizar Mansilha de Melo – (51) 8164.0707
Sul: Elton de Oliveira Lima – (53) 9974.5173
Celeiro: Paulo Cesar Franz – (55) 9938.6570
Por: Daiani Cerezer e Renata Machado

Adm: Silviane Medeiros

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Comunicamos os alunos do curso de informática que concluíram o curso no primeiro semestre do ano que a entrega de certificados se realizará no dia 10 de julho de 2013, as 18:00hs na sede do SIMPIM (Rua: Dutra de Andrade, nº 334).
Silviane Medeiros
Instrutora

quinta-feira, 4 de julho de 2013

FEMERGS, CUT E DEMAIS CENTRAIS SINDICAIS ORGANIZAM ATO UNIFICADO NO DIA 11 DE JULHO

A FEMERGS une-se aos movimentos de rua e, juntamente com as centrais e movimentos sociais, vai à luta pela pauta dos trabalhadores, participando de atos públicos no dia 11 de julho. Vamos levantar, mais uma vez, nossas bandeiras: a redução dos juros no país, a reforma tributária, a redução do preço da gasolina, a reestruturação do Congresso Nacional e a reforma política bem como criação de ferramentas de controle para acabar com a corrupção no país. “A aplicação imediata e na sua plenitude da Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei nº 11.738/2008), a regulamentação da Convenção 151 da OIT e a extinção do substitutivo ao Projeto de Lei nº 4330/2004 (terceirização), são também as grandes bandeiras que vamos defender nas ruas”, acrescentou o presidente da Federação, Odenir Guterres de Carvalho.

Todas as Regionais da FEMERGS e Sindicatos dos Municipários são chamados para engajar-se ao movimento e organizar atividades para demarcar o dia 11 de julho no Rio Grande do Sul. Municipários na luta unificada dos trabalhadores para garantir direitos e qualidade no serviço público!

O MOVIMENTO NO PAÍS
A CUT, as demais centrais sindicais (CTB, Força, UGT, CSP/Condutas, CGTB, CSB e NCST), e o MST decidiram, em reunião realizada no dia 25 de julho, em São Paulo, organizar atos conjuntos – do movimento sindical e social – no próximo dia 11 de julho em todo o País. A pauta de reivindicação já foi entregue à presidenta Dilma Roussef, em audiência no Palácio do Planalto, em Brasília.
As paralisações, greves e manifestações terão como objetivo destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos gabinetes dos ministérios e também construir e impulsionar a pauta que veio das ruas nas manifestações realizadas em todo o país dos últimos dias.
“Vamos chamar à unidade das centrais sindicais e dos movimentos sociais para dialogar com a sociedade e construir uma pauta que impulsione conquistas, as reivindicações que vieram das ruas à pauta da classe trabalhadora”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.
Segundo o dirigente, além de mais investimentos em saúde, educação e transporte público de qualidade, como os manifestantes pediram e que é também uma pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras, os atos de julho irão reivindicar o fim dos leilões do petróleo, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução do salário, a reforma agrária e o fim do Projeto de Lei 4330 – “esse PL nefasto que acaba com as relações de trabalho no Brasil e é, na verdade uma reforma trabalhista escondida atrás de uma proposta de regulamentação da terceirização”, de acordo com Vagner.
“O que motivou a população a ir às ruas, a princípio, foi a revogação do aumento da tarifa do transporte coletivo. Concordamos que o transporte coletivo tem de ser subsidiado pelos governos, mas isso não pode impedir investimentos em saúde, educação e segurança e transporte de qualidade para a classe trabalhadora”, apontou o presidente da CUT.
Para ele, o Brasil melhorou muito nos últimos dez anos, mas a melhora foi mais da porta para dentro do que da porta para fora. “A insegurança aumentou, a piora nas condições do ensino e da saúde está fazendo com que o trabalhador gaste as conquistas, os ganhos salariais em escola, saúde e segurança privados”, justificou Vagner.
“Não fizemos as mudanças estruturais necessárias, a reforma agrária não ocorreu, o sistema político está falido, a representatividade não é democrática, as pessoas não são ouvidas, só elegem. A sociedade tem de controlar o trabalho dos políticos depois das eleições,” completou o dirigente.

PLEBISCITO
Sobre o plebiscito proposto ontem pela presidenta Dilma Rousseff para consultar a população sobre a Reforma Política, Vagner disse que a proposta é positiva porque o povo brasileiro quer participar.
Segundo ele, independentemente do debate técnico sobre a constitucionalidade ou não da consulta popular, a proposta é positiva porque a sociedade tem de ter mecanismos para vigiar.
“Ouvir o povo é importante. Os governantes têm de ter esse tipo de postura – que a presidenta Dilma teve – de, durante seu mandato ouvir os eleitores, isso é democracia representativa”, disse Vagner, esclarecendo sempre que não estava falando da Constituição, de questões jurídicas e, sim, da importância de se ouvir a opinião da população.
“Votar não é dar tutela. Tem de ouvir a voz que veio das ruas e o que veio foi, principalmente, a insatisfação do povo com a prática política pequena, para dentro e não para fora. O povo não aguenta mais e quer participar”, concluiu Vagner.
Companheiros e Companheiras,
A FEMERGS está inserida nos movimentos de paralisação nacional do dia 11 de julho. Conclamamos os dirigentes dos sindicatos locais para que se organizem, juntamente com os demais sindicatos de seus municípios e com os dirigentes das centrais sindicais, bem como os movimentos sociais, para que possamos obter sucesso nas nossas reivindicações. O movimento está nas ruas e é nas ruas que conquistamos as melhorias. Vamos todos paralisar, há inclusive um indicativo de que as prefeituras também irão paralisar. A pauta segue abaixo e pode ser agregada a pauta própria dos sindicatos locais.

Pauta única das Centrais Sindicais:
• Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
• Fim do fator previdenciário;
• 10% do PIB para a Educação;
• 10% do Orçamento da União para a Saúde;
• Transporte público e de qualidade;
• Valorização das Aposentadorias;
• Reforma Agrária;
• Suspensão dos Leilões de Petróleo;
• Contra o PL 4330, sobre Terceirização.

Propostas incluídas pelos movimentos sociais:
• Reforma política e realização de plebiscito popular;
• Reforma urbana;
• Democratização dos meios de comunicação;
• Pelos Direitos Humanos:
- Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas;
- Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
- Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro;
- Pela punição dos torturadores da ditadura.
BOA LUTA A TODOS,
Odenir Guterres de Carvalho
Presidente da FEMERGS