sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO


Homenagem da Diretoria do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado - SIMPIM a todos os servidores públicos em especial aos nossos sócios



COMUNICADO

Comunicamos que no dia 28 de outubro, não haverá expediente no sindicato devido ao feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

EDUCADORES NA LUTA



Adm: Silviane Medeiros

SEMINÁRIO COOPERATIVISMO HABITACIONAL

No dia 23 de outubro será realizado o Seminário Cooperativismo Habitacional, das 9h às 16h30, no auditório da CUT-RS (rua Dr. Barros Cassal, 283, Porto Alegre). O evento é uma promoção da Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT-RS e tem como público alvo dirigentes sindicais e de organizações cooperativas e solidárias.
O objetivo é discutir alternativas de habitação para os trabalhadores. Pois um dos maiores problemas enfrentados pela classe trabalhadora, sem dúvida é a habitação. Apesar de ser um direito constitucional, o acesso a uma moradia digna, segura e de boa convivência não é assegurado para todos.
Os programas de financiamento e de políticas públicas para esse setor, muitas vezes ficam longe do alcance de quem mais precisa. Exemplo disso é o programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, onde as faixas para quem ganha até três salários mínimos são as menos atingidas pelo programa. Como inverter essa situação e conter a ofensiva da especulação imobiliária? Para isso estamos propondo esse seminário para discutir e traçar ações para disputarmos alternativas de políticas públicas na área de moradia.
Metodologia: debate com agentes públicos (Caixa Econômica Federal, Secretaria de Habitação do Estado e Secretaria de Economia Solidária), troca de experiências com experiências de cooperativas habitacionais, encaminhamentos de ações e parcerias.

Por: CUT-RS

Adm: Silviane Medeiros

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MOTORISTAS E OPERADORES DE MÁQUINAS MANIFESTAM POR MELHORIAS NA CARREIRA

Os motoristas e operadores de máquinas da Prefeitura de São Lourenço do Sul estão lutando por valorização, reivindicando revisão no plano de carreira e melhorias salariais. Por isso, na manhã do último sábado (19), cerca de 100 profissionais acompanhados de familiares realizaram manifestação pelas ruas centrais da cidade.

O grupo caminhou da esquina da rua Alfredo Born, passando pela Prefeitura Municipal, encerrando o ato na praça Dedé Serpa. Estes trabalhadores, que transportam pacientes, estudantes, ou que melhoram ruas e estradas, recebem salário de R$ 755,69. Na avaliação deles e do Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul), a situação está insustentável, por isso a busca é por melhorias salariais e valorização do nível 3, no qual este grupo de trabalhadores é incluído na Prefeitura. Para isso, é necessária a revisão do plano de carreira.
A luta é também pela garantia do direito de buscar melhorias na carreira. Neste sentido, o Simussul cobra que seja criada uma lei municipal que regulamente punições por prática de assédio moral, coibindo agressores que se utilizam deste tipo de artifício contra funcionários.
Todas estas reivindicações já foram apresentadas à Administração Municipal. O Simussul aguarda o pleno atendimento de todos os pontos, pois as solicitações são justas, a situação está insustentável e estes trabalhadores merecem respeito.



ATENDIMENTO ASSESSOR JURÍDICO

Comunicamos os Funcionários Públicos Municipais, que o Assessor Jurídico Dr. Eduardo Mielke, estará atendendo na sede do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado – SiMPiM, na Rua Dutra de Andrade, 334, dia 24/10/13, quinta-feira, à partir das 16:30 horas.

Obs: Atendimento por ordem de chegada.

A Diretoria.

REPRESENTANTES DO SIMPIM PARTICIPAM DO I CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DA FEMERGS

Nos dias 19 e 20 de outubro, aconteceu em Porto Alegre o I Congresso Extraordinário da Femergs que reuniu 270 municípios. Na oportunidade estiveram presentes a Coordenadora da Regional Zona Sul da Femergs Ângela Maria Régio Marques e as representantes do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado, Rosa Eli Ferreira e Maria das Dores Lima.
O presidente da FEMERGS, Odenir Guterres de Carvalho, e a vice-presidente, Vitalina Gonçalves, fizeram a abertura oficial do I Congresso Extraordinário da Federação, na tarde do dia 19. Odenir saudou todos os participantes, delegados, suplentes e observadores. “Em nome da FEMERGS, destaco a importância da participação da categoria para definir os rumos da Federação. Hoje nós temos a oportunidade de fazer uma alteração estatutária consciente, que possa capacitar e criar as ferramentas para que a FEMERGS possa avançar mais ainda na caminhada na defesa em prol do trabalhador. Espero que esta preocupação esteja presente em todos os delegados nas suas deliberações e posicionamentos. O nosso conjunto é maior do que as nossas ambições pessoais. Precisamos exercer a nossa capacidade de diálogo. Nós estamos reunidos hoje para construir este avanço necessário para a nossa Federação.”
A reformulação do estatuto da FEMERGS, grande proposta do I Congresso Extraordinário da FMERGS, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, em Porto Alegre, foi aprovada por unanimidade dos 234 delegados participantes na atividade, que também contou com a participação de nove suplentes e 27 observadores.

O I Congresso Extraordinário foi realizado em atendimento às deliberações do VI Congresso da FEMERGS, ocorrido em julho de 2012, que apontou a necessidade de correções e adequações à normas legislativas, além da consolidação de avanços construídos pelo movimento sindical dos municipários.

De acordo com vice-presidente da FEMERGS, Vitalina Gonçalves, que coordenou a mesa de deliberação da reforma estatutária, esta foi uma vitória para o movimento sindical dos municipários. “Demonstramos que temos capacidade de dialogar sobre nossas divergências internas e elaborar um documento que possa unificar os municipários de todo o Estado em torno de bandeiras de luta que buscam a valorização e condições de trabalho digno.” 
A comissão do estatuto foi formada pela vice-presidente da Federação e pelos secretários de Assuntos Jurídicos, Reni Pereira, de Imprensa e Comunicação, Danúbio Júnior, e pelo vice-secretário Geral, Luciano dos Santos.


O presidente da FEMERGS, Odenir Guterres de Carvalho, agradece aos municipários que enfrentaram com garra a maratona de discussões sobre os rumas da Federação. “Saímos com uma FEMERGS fortalecida. O I Congresso foi uma demonstração do nosso crescimento e dos avanços em nossas bandeiras de luta. Saímos todos vencedores, com a aprovação de propostas discutidas e construídas na base. Parabenizo todos os integrantes da comissão estatutária, que fez a análise prévia de todos os itens a serem reformulados.”
Confira as fotos:








quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FESTA COMEMORATIVA DO SIMP



Adm: Silviane Medeiros

CONVITE PARA REUNIÃO



O Sindicato dos Municipários de Pelotas convida os professores não enquadrados nos incentivos da Lei Municipal 3.198/89, para reunião nesta segunda-feira, dia 21, às 17h, na sede do SIMP, a fim de tratar do projeto de Lei enviado pelo executivo à Câmara Municipal no ultimo dia 09 de outubro (mensagem número 039/2013), que institui complemento de vencimento para estes profissionais.





Adm: Silviane Medeiros

I CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DA FEMERGS



terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR


Homenagem da Diretoria do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado - SiMPiM para todos os professores

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

COMUNICADO IMPORTANTE


Comunicamos a todos os sócios que possuem moden de internet, que não esteja funcionando, que os mesmos compareçam no Sindicato para efetuar a troca.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2013 - CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA


O Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, vem, neste ano, derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.
Este mês inteiro será destinado a levar informações sobre a importância da detecção precoce e o incentivo para que as mulheres conheçam suas mamas e possam ficar atentas para alterações suspeitas. A atriz e cantora Zezé Motta é a madrinha da campanha.

Números
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

Detecção precoce
Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Programa de Qualidade em Mamografia
A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde (MS) instituiu, a partir deste ano, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que visa a melhorar a qualidade dos 3,5 milhões de exames realizados anualmente (dados de 2012) no Brasil e aumentar a segurança no uso dos mamógrafos nos serviços públicos e privados do País. O programa tem caráter obrigatório para os mais de quatro mil serviços de mamografia em operação no País.

Campanha
O combate ao câncer de mama não se restringe apenas ao Brasil, mas todo o mundo para quando uma causa tão importante está em questão. Todos entendem as cores rosa que são espalhadas pelo mundo durante todo o mês de Outubro como a união dos povos pela saúde feminina, o Outubro Rosa. Muitas pessoas acreditam que campanhas e aconselhamentos não ajudam para essa causa, mas falando em números e porcentagens, no ano de 2012 foi registrado um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária, em comparação a 2010, o crescimento chega a passar de 2 milhões. O crescimento total foi de 26% em relação a 2010, uma marca de 4,4 milhões.

Ligue 0800 611997                                       
Informações site do INCA - Instituto Nacional do Câncer

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

1ª PLENÁRIA SAÚDE DO TRABALHADOR



Adm: Silviane Medeiros

CONVOCATÓRIA PARA O I CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DA FEMERGS

O Presidente da FEMERGS – Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul – e a Comissão Organizadora do I Congresso Extraordinário, em atendimento às disposições estatutárias, especialmente os arts. 16 e 18 do estatuto da federação, e de acordo com o edital publicado em 16 de agosto de 2013, vêm pelo presente apresentar aos sindicatos filiados as seguintes diretrizes para o I Congresso Extraordinário da Federação:

DA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO

O I Congresso Extraordinário será realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2013, no salão de eventos do City Hotel, sito a rua Dr. José Montaury, 20, centro, Porto Alegre/RS em atendimento às deliberações do VI Congresso da FEMERGS ocorrido em 21 e 22 de julho de 2012 em Porto Alegre.

A programação completa será assim distribuída:

DIA 19
8:30- Abertura

8:45- Regimento interno
9:15- Conjuntura
10:00- Debate
10:30- Oficinas – Organização sindical / Negociação coletiva/ Educação / Política de mulheres.
12:30 – almoço 
14:00- Painel : Importância do Estatuto
15:30 – Reforma Estatutária 
18:00 – Encerramento das atividades do dia


DIA 20
8:30 - Prestação de Contas 

9:15- Moções, convites e informes
9:45- Avaliação e deliberação do Plano de Lutas 
11:30 – Encerramento Político – FEMERGS/ CONFETAM/ CUT


DOS PARTICIPANTES

São participantes do I Congresso Extraordinário: os delegados indicados e natos (titulares e suplentes), os convidados e os observadores. Somente os delegados titulares poderão deliberar as matérias em pauta.

Todos os sindicatos filiados à FEMERGS até a data da publicação do edital de convocação do I Congresso Extraordinário (16/08/2013) estão aptos a inscrever delegados. Conforme os parâmetros do art. 17, alínea “a” do estatuto, de acordo com a tabela a seguir e os documentos registrados na federação:
De 1 a 500 sindicalizados: 2 delegados

501 a 1000 sindicalizados: 3 delegados
1001 a 2000 sindicalizados: 4 delegados
2001 a 5000 sindicalizados: 6 delegados
5001 a 8000 sindicalizados: 9 delegados
Acima de 8001 sindicalizados: 11 delegados

Observação: poderão ser inscritos delegados suplentes até o número máximo de 3 por entidade, obedecendo aos mesmos prazos estipulados para os titulares.

Conforme previsto no art. 17 alíneas “b” e “c” do estatuto, os membros efetivos do Conselho de Representantes, da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal são delegados natos ao Congresso.
Para a inscrição dos delegados titulares e suplentes a entidade deverá preencher a ficha em anexo ou acessar a página da federação na internet (www.femergs.com.br) e imprimir o formulário oficial com as informações solicitadas. Após, o presidente do sindicato deverá assinar o documento e remeter para a secretaria do I Congresso Extraordinário por meio postal ou eletrônico. Fica assegurado o direito de entregar em mãos mediante protocolo, na secretaria do I Congresso.


DOS PRAZOS

A data limite para a entrega de propostas de emendas ao I Congresso Extraordinário será 01/10/2013 a 04/10/2013, na secretaria do mesmo. As propostas apresentadas deverão, obrigatoriamente, ser entregues assinadas por uma entidade inscrita, em versão digital que permita a inserção de alterações em plenário, acompanhada de 01 (uma) cópia impressa, além de conter a identificação do(s) autor(es).

O prazo para a inscrição dos delegados correrá de 16/09/2013 até 11/10/2013, observados os procedimentos supramencionados.

CREDENCIAMENTO DOS DELEGADOS

Ocorrerá no dia 19 de outubro de 2013, no local da realização do I Congresso Extraordinário, no seguinte horário:

Sábado 19/10/2013 – das 08h00min às 12h30min horas (delegados titulares e suplentes) 
O credenciamento se dará mediante a apresentação de documento oficial com foto para identificação pessoal do delegado, além da verificação de seu nome na nominata oficial de inscrição. Somente serão credenciados os delegados titulares ou suplentes inscritos previamente conforme a ficha de inscrição.


CREDENCIAMENTO DOS CONVIDADOS E OBSERVADORES

Ocorrerá no mesmo local e horário do credenciamento dos delegados titulares.

CUSTEIO DAS DESPESAS

As despesas com transporte, estadia e alimentação dos delegados correrão por conta de cada entidade. A FEMERGS sugere o hotel da realização do evento para a hospedagem das delegações: City Hotel, 51-32125488. Informar no ato da reserva que se trata de participação no congresso da FEMERGS a fim de gozar de tarifário especial.

COORDENAÇÃO DO I CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO

Compõem a comissão organizadora do I Congresso Extraordinário os seguintes dirigentes: Leive Dallarosa, Alci Klein, Gustavo Ruivo, Angelita Lucas, Sílvio Schilling e Gérson Pereira. Compõem a comissão da Reforma Estatutária os seguintes dirigentes: Vitalina Gonçalves, Reni Pereira, Marcio Ferreira, Danubio Junior e Luciano dos Santos. A secretaria do I Congresso Extraordinário será no escritório da FEMERGS em Porto Alegre, sito a Av. Borges de Medeiros, 340, sala 133, com expediente de segunda a sexta-feira das 8 horas até as 17 horas, transferindo-se para o local do evento a partir das 14h horas do dia 18 de outubro até o final do evento.

Porto Alegre, 30 de agosto de 2013.
Odenir Guterres de Carvalho
Presidente


Adm: Silviane Medeiros

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COMUNIDADE PINHEIRENSE UNIDA EM PROL DA FAMÍLIA DE HULHA NEGRA

Amigos da família de Ivan Sotilli estão fazendo uma campanha para arrecadar doações para a família que perdeu a casa, os móveis e todos os pertences em um incêndio no assentamento Conquista da Fronteira. Fraldas (tamanhos M e G), roupas de bebê de cinco meses, de criança com dois anos e para o casal (tamanho entre 42 feminino e 42 e 44 masculino) são os itens mais urgentes. Quem deseja contribuir com qualquer quantia pode depositar nas contas abaixo relacionadas:

Banco do Brasil
Agência: 4715-5 Conta: 5190-2 variação 51

Sicredi
Agência: 0651 Conta: 0758-4

As doações podem ser entregues no Super Econômico.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SIMUSSUL REALIZA MAIS UM SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO

O Simussul abriu na manhã desta sexta-feira (27), a 5ª edição do Seminário de Qualificação do Servidor Público Municipal, evento destinado a debater a vida funcional do trabalhador público lourenciano e oferecer conhecimentos aos associados da entidade sobre seus direitos, fortalecendo assim a luta da categoria por melhorias na carreira.

O Seminário é uma promoção do Simussul, com o apoio da Federação dos Municipários do Rio Grande do Sul (Femergs). O primeiro dia contou com grande participação de associados que lotaram a sede social da entidade. Também prestigiaram o evento, líderes sindicais de vários municípios da região.
Temas como formação sindical e motivação, abriram a programação de debates. À tarde, o tema foi autonomia escolar, discutindo direitos e deveres dos educandos no ambiente escolar.
Na abertura da programação, pela manhã a presidente do Simussul, Marileni Vieira Silva, destacou a importância do momento para a luta sindical da categoria. “Estou muito feliz com a presença de vocês em mais esta oportunidade de discutirmos nossa vida de funcionário público e adquirirmos um pouco de conhecimento sobre nossas carreiras. A cada ano temos novos desafios e justamente por isso é importante que tenhamos conhecimento como os que aqui vamos adquirir. Mas é também de fundamental importância nos mantermos sempre unidos. Sairemos daqui mais fortalecidos para continuar nossas lutas”.
A programação da tarde foi encerrada com música, a cargo do colega servidor Osvaldo Miranda. No sábado, o debate da manhã será sobre assédio moral e à tarde, Regime Própria de Previdência Social (RPPS) e terceirizações.