quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2013 - CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA


O Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, vem, neste ano, derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.
Este mês inteiro será destinado a levar informações sobre a importância da detecção precoce e o incentivo para que as mulheres conheçam suas mamas e possam ficar atentas para alterações suspeitas. A atriz e cantora Zezé Motta é a madrinha da campanha.

Números
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

Detecção precoce
Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Programa de Qualidade em Mamografia
A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde (MS) instituiu, a partir deste ano, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que visa a melhorar a qualidade dos 3,5 milhões de exames realizados anualmente (dados de 2012) no Brasil e aumentar a segurança no uso dos mamógrafos nos serviços públicos e privados do País. O programa tem caráter obrigatório para os mais de quatro mil serviços de mamografia em operação no País.

Campanha
O combate ao câncer de mama não se restringe apenas ao Brasil, mas todo o mundo para quando uma causa tão importante está em questão. Todos entendem as cores rosa que são espalhadas pelo mundo durante todo o mês de Outubro como a união dos povos pela saúde feminina, o Outubro Rosa. Muitas pessoas acreditam que campanhas e aconselhamentos não ajudam para essa causa, mas falando em números e porcentagens, no ano de 2012 foi registrado um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária, em comparação a 2010, o crescimento chega a passar de 2 milhões. O crescimento total foi de 26% em relação a 2010, uma marca de 4,4 milhões.

Ligue 0800 611997                                       
Informações site do INCA - Instituto Nacional do Câncer

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