segunda-feira, 31 de março de 2014

SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE SEFARINA CORRÊA COMEMORA O AUMENTO DA LICENÇA MATERNIDADE

Em nome de todas as Servidoras da Prefeitura Municipal, manifestamos nosso agradecimento pela Indicação que foi encaminhada ao Prefeito Ademir Antônio Presotto e esperamos contar com o apoio do Poder Executivo para esta conquista tão importante para as futuras mamães e seus bebês.
Mais do que palavras é preciso ações para realmente homenagear as Mulheres

Através de uma Indicação, prorrogação da licença maternidade é sugerida ao Poder Público Municipal

No último sábado, 8 de março, o calendário trouxe uma data importante para ser lembrada e comemorada: o Dia Internacional da Mulher. Mas além de destacar as conquistas ao longo da história delas, de reconhecer e valorizar as suas presenças, é preciso contribuir com ações concretas que vão ao encontro dos anseios das mulheres. Com este pensamento, a Vereadora Nega Castro apresentou uma Indicação sugerindo a instituição de um programa para prorrogação da Licença Maternidade no âmbito da Administração Pública do Município de Serafina Corrêa. 

Através da Lei Federal nº 11770/2008, a Administração Pública foi autorizada a instituir programa que garanta a prorrogação da licença maternidade para suas servidoras, passando dos atuais 120 para 180 dias. “Estudos comprovam que boa parte da violência social e da criminalidade decorre da carência afetiva nos primeiros anos de vida. Sabe-se que, neste período, a presença e a proximidade da mãe, trazem inúmeros benefícios, podendo-se ressaltar o aumento do período de amamentação, fator importantíssimo tanto para a saúde do bebê, como para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, o que resultará numa relação de estabilidade e saúde emocional”, justificou a Vereadora Nega ao apresentar a proposta, que foi votada e aprovada por todos os demais Legisladores, na Sessão Ordinária de segunda-feira (10/03). 

A Indicação que foi encaminhada ao Prefeito Ademir Antônio Presotto é acompanhada de um modelo para possível projeto de lei. A intenção da Vereadora ao sugerir esta prorrogação é garantir benefícios não apenas para a mãe, filho e famílias em questão, mas para toda a sociedade. “Uma criança bem assistida tem maiores possibilidades de se transformar em um adulto saudável e equilibrado, capaz de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de sua comunidade”, argumenta a Vereadora Nega Castro que agora espera contar com o apoio do Poder Executivo para tornar realidade este sonho.
 

COMUNICADO CARTÃO PLENO CARD

Comunicamos aos usuários do Cartão Pleno Card que apenas serão trocados os cartões, portanto os locais para compras continuam os mesmos, abaixo segue a lista de conveniados com o SIMPIM:


1. Agropecuária Pioneiro;
2. Agropecuária Santa Diva;
3. Casa Pinheirense (confecções);
4. Loja Licon;
5. Luana Modas;
6. Loja Por Menos;
7. Agafarma;
8. Farmácia Avena;
9. Farmácia Farmacenter;
10. Farmácia Nossa Senhora Aparecida;
11. Vital Farma;
12. Master Informática (Dario Lassance/Candiota);
13. Summer Informática;
14. Laboratório Rita de Cássia;
15. TJ Livraria e Papelaria;
16. Fox Vídeo Locadora;
17. Ponto Certo Loterias;
18. Macro Atacado Krolow (Pelotas);
19. Macro Atacado Treichel (Pelotas);
20. Balinhas Materiais de Construção;
21. Macsul;
22. Ótica Bilharva;
23. Ótica Conquistadora;
24. Ótica Farol;
25. MC Fadel;
26. Posto dos Balinhas;
27. Posto Buffon (Pelotas);
28. Posto Estrela Texaco;
29. Posto Pinheirense;
30. Super Mercado Waccholz;
31. Super Econômico;
32. Super Mercosul;
33. Super Novilhito;
34. Super Raupp;
35. Mix Presentes;
36. Bar dos Amigos;
37. A Brasileira Calçados;
38. Comercial Pinheirense;
39. GG Gás;
40. Loja Pé de Amora;
41. Mariza Moda Íntima;
42. Mini Mercado Charrua;
43. Supermercado Big Preço;
44. Floricultura Flor Art;
45. La Tienda e
46. Mini Mercado Regiona
l.

sexta-feira, 28 de março de 2014

COMUNICADO CARTÃO PLENO CARD

Comunicamos a todos os usuários do Cartão Pleno Card que a data de entrega dos mesmos foi transferida para outra data a ser marcada.

Obs: os usuários seguem utilizando o cartão atual até ser realizada a troca.

A partir do dia 29/03/2014 o cartão já está liberado para o mês de abril/2014.


quarta-feira, 26 de março de 2014

ATENÇÃO SÓCIOS USUÁRIOS DO CARTÃO PLENO CARD


Comunicamos a todos os sócios usuários do Cartão Pleno Card que no dia 28/03/2014 durante todo o dia e no dia 29/03/2014 das 9hs às 12hs, estaremos trocando todos os cartões.
O motivo deve-se ao fato da empresa Pleno Card ter um novo proprietário a qual passará a se chamar Cristal Card.
                                           
Observação: para retirar o novo cartão é necessário trazer o cartão antigo e o mesmo só poderá ser entregue para o sócio.
A Diretoria.


CONVITE SEMINÁRIO DA REFORMA ADMINISTRATIVA

O Coordenador VILSON JOÃO WEBER da Coordenadoria da Regional do Grande Santa Rosa, em respeito às decisões tomadas pelo conjunto dos sindicatos que compõe a Regional do Grande Santa Rosa da FEMERGS, vem por meio deste convidar a todos os sindicatos da Região – para o SEMINÁRIO com o tema REFORMA ADMINISTRATIVA – no viés de elaboração de PLANOS DE CARREIRA para o quadro geral, que será realizado no dia 5 de Abril de 2014 tendo como local Centro Cultural Belas Artes, sito na Rua Tuparendi nº 1650, centro Horizontina com a seguinte ordem do dia:


8: 45 – Credenciamento
9:15 – Abertura Oficial
9:30 _ REFORMA ADMINISTRATIVA – PLANOS DE CARREIRA PARA O QUADRO GERAL 
Palestrantes - Dr. Eduardo Bechorner 
- Dra. Neusa Bechorner
11:30 _ Interação com perguntas
12:00 _ Questionamentos a partir das legislações dos municípios – Tira dúvidas...
13:00 _ Encerramento com almoço


OBSERVAÇÃO: 
• Importante – cada sindicato tem direito a 5 vagas. Favor retornar com email, ou via fone (9614 6666) com as inscrições até o dia 2 para reorganizarmos as vagas não ocupadas;
• Os representantes dos municípios procurem levar as leis dos seus municípios.

terça-feira, 25 de março de 2014

CHOCOLATES DOPARKE

O prazo para as encomendas de Chocolates DoParke de Gramado/RS foi prorrogado para o dia 28/03/2014. Então venha até o sindicato e confira o mostruário completo e experimente o sabor do chocolate DoParke, pois temos degustação.












CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA



CONFERÊNCIAS COLOCAM A SAÚDE DO TRABALHADOR NA PAUTA DA SOCIEDADE

Debates devem criar mecanismos para diminuir os índices alarmantes de doenças e acidentes de trabalho

Num período em que a sociedade testemunha um grande número de adoecimentos decorrente das condições e relações de trabalho, 2014 será um ano de grandes debates sobre a saúde do trabalhador e pretende mudar essa realidade.
Segundo dados, em 42 anos, desde que foi criado o anuário estatístico do INSS, foram registrados 38.181.856 milhões de acidentes e doenças do trabalho em todo o país. Destes, 558.261 mil, foram afastados por incapacidade permanente e, 155.761 trabalhadores perderam suas vidas nos locais de trabalho.

De 10 a 13 de novembro deste ano será realizada a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília. De 05 a 07 de junho, Porto Alegre sedia a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador. Até junho, serão realizadas Conferências Macrorregionais em sete regiões do Estado.

Diante da necessidade de qualificar os trabalhadores para disputar espaços e projetos, que realmente defendam a Saúde do Trabalhador nos locais de trabalho, a CUT promove a 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da Central, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril, em São Paulo.

Os acidentes e doenças de trabalho, graves e fatais fazem parte de uma realidade que tem de ser combatida cotidianamente no ambiente laboral, por isso é fundamental que os trabalhadores se apropriem dessa pauta. E com representantes capacitados, as conferências se tornam, de fato, uma possibilidade de mudar essas estatísticas.
Debates macrorregionais no RS
Tanto a etapa nacional, como a estadual, incentiva a realização de pré-conferências para qualificar o debate e levar em conta a realidade de diferentes regiões. No Rio Grande do Sul serão realizadas sete Conferências Macrorregionais, organizadas pela Comissão de Organização de cada região.
Para conhecer a situação de cada local, os trabalhadores de vários ramos de produção deverão apresentar as condições da saúde do trabalhador e debaterem do que deve ser feito para evitar o adoecimento dos trabalhadores.
“Cada etapa também deve elaborar propostas para município, macrorregião, Estado e União, propor diretrizes para a definição da Política Estadual e discutir a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador”, conta o diretor da CUT-RS e integrante do Conselho Estadual da Saúde (CES-RS), Cláudio Augustin.
Nos encontros macrorregionais também serão eleitos delegados para a etapa estadual, que selecionará os delegados do RS para a Conferência Nacional. Qualquer trabalhador pode participar das Conferências Macrorregionais. Ativo e inativo, formal e informal, empregado e desempregado, urbano e rural, público e privado deve ser inscrever. Será garantida a paridade entre os segmentos do controle social do SUS: no mínimo de 50% de usuários, já o segmento trabalhador em saúde 25% e o segmento governo e prestador os outros 50%.
Para Augustin, o processo de trabalho que garante a saúde do trabalhador exige um conjunto importante de ações. Ente as quais destaca: investimentos em equipamentos que tornem o local de trabalho salubre e saudável, redução da carga horária, fim do assédio moral e de metas absurdas, ou desqualifica o indivíduo e eliminação de equipamentos ou ambientes de trabalho que adoeçam os trabalhadores.
“Por isso, a participação de todos é fundamental. São nestes espaços democráticos que as políticas públicas são elaboradas e cabe a nós, estarmos presentes para pleitear deliberações que atendam nossas demandas”, acredita ele.
As inscrições devem ser feitas no site do Conselho Estadual de Saúde www.ces.rs.gov.br ou no link http://www.ces.rs.gov.br/conteudo/1049/. As vagas são limitadas a lotação do local onde se realizará a atividade. Caso necessário, haverá lista de espera.

A CUT-RS acompanhará cada etapa das Conferências, mobilizando os trabalhadores e oferecendo todas as orientações pertinentes.

Calendário das Conferências Macrorregionais

I – Macrorregião Serra, Caxias do Sul, nos dias 21 e 22 de março;
II – Macrorregião Sul, Pelotas, nos dias 28 e 29 de março;
III – Macrorregião Centro-Oeste, Santa Maria, nos dias 11 e 12 de abril;
IV – Macrorregião Metropolitana, Novo Hamburgo, nos dias 25 e 26 de abril;
V – Macrorregião Vales, Santa Cruz do Sul, nos dias 09 e 10 de maio;
VI – Macrorregião Missioneira, Santa Rosa, nos dias 16 e 17 de maio; e,
VII – Macrorregião Norte, Passo Fundo, nos dias 23 e 24 de maio.

Conferência da CUT: insere a entidade no debate, colabora na construção de políticas sobre o tema e capacita os trabalhadores.
Para capacitar os trabalhadores para essas atividades, a CUT se insere no debate promovendo a sua 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e pode contribuir em muito para transformar a política nacional em realidade na vida dos trabalhadores.
Para Augustin, a Conferência Cutista pode ser entendida com uma pré-conferência. “Mas, dada a representatividade da central entre a classe trabalhadora, a atividade da CUT assume uma grande importância política na construção da 4ª Conferência Nacional. Pois, os cutistas devem apresentar um conjunto de propostas para qualificar as propostas no processo de construção dessa etapa”, acredita.
Com cerca de 250 delegados, o objetivo estratégico da Conferência da CUT é colocar a política de Saúde do Trabalhador como um dos eixos das ações da Central,  em nível nacional, nos estados e nos ramos. Assuntos relacionados à organização sindical nos locais de trabalho, seguridade social, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e os impactos na Saúde do Trabalhador serão debatidos na atividade.
O secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, Mário Reis, e a secretária adjunta da pasta, Helena Mari Rocha da Costa, entendem que a Conferência Cutista dará um norte para que as políticas da entidade sejam debatidas e defendidas por sua militância em todos os espaços onde se aborda políticas públicas, e as políticas de saúde do trabalhador especificamente, não podem ficar de fora desta discussão.
A CUT-RS já realizou uma plenária onde foram eleitos os 16 delegados do estado para a 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador da CUT. “No dia 16 de abril, os delegados eleitos na plenária estarão debatendo os eixos propostos pela Central e tirando encaminhamentos para serem levados à Conferência da CUT”, explicou o secretário.
Os dirigentes estaduais da saúde ressaltam que o baixo índice de desemprego não significa diminuição nos índices de adoecimento. “As notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a falta de fiscalização, o desmonte de órgãos que deveriam estar aparelhados com profissionais capacitados para exercer e cobrar que a legislação seja cumprida, a desumanização com que são tratado os trabalhadores nas perícias médicas, a irresponsabilidade dos empresários com os trabalhadores (não investindo em condições saudáveis de trabalho) e o assédio moral praticado pelas chefias, são alguns elementos para priorizarmos esse debate.”

A Conferência terá os seguintes os eixos temáticos:
EIXO 1 – Saúde do Trabalhador e Seguridade Social;
EIXO 2 – O papel da OLTs na Saúde do Trabalhador e a Organização dos Ramos/Macrossetores da CUT;
EIXO 3 – Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e
EIXO 4 – Saúde do Trabalhador, Desenvolvimento Socioeconômico e Tecnológico.




CHOCOLATES DE GRAMADO

A páscoa está chegando e nós do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado – SIMPIM preparamos uma novidade para os nossos sócios CHOCOLATES DE GRAMADO.

Venha conferir!

Observação: Para os sócios desconto em folha de pagamento parcelamos em até 3 vezes. 
Os pedidos serão aceitos até o dia 28/03/2014 e as entregas ocorrerão de 07 a 11/04/2014.

A Diretoria.




sexta-feira, 21 de março de 2014

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos que não haverá exposição de casacos de couro nos dias 24 e 25 de março, a mesma foi transferida para outra data a ser marcada.

Contamos com a compreensão de todos!


                                                     A Diretora.

PODER LEGISLATIVO APROVA PROJETOS DE REVISÃO GERAL E AUMENTO REAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DE PINHEIRO MACHADO


Em sessão extraordinária realizada na manhã de quinta-feira (20), foram aprovados por unanimidade os Projetos 09 e 10 de 2014. Os quais se referem ao concedi mento da revisão geral anual aos vencimentos dos servidores municipais, aos proventos dos aposentados e pensionistas e aos agentes políticos do município de Pinheiro Machado e  a concessão de aumento real aos vencimentos dos cargos, contratos temporários e empregados públicos do Poder Executivo.
Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Vereador Edison Molina (PSDB),  apesar do prefeito José Felipe da Feira enviar os projetos com o mínimo de tempo hábil  para ser analisado, o que não é permitido dentro da Legislação da Câmara de Vereadores.  “Estamos votando os Projetos hoje exclusivamente em consideração aos funcionários do município”, conclui o vereador Edison Molina.

Já para o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ferreira Dias (PDT), o aumento é extremamente justo, pois os funcionários são realmente os responsáveis pelo funcionamento da máquina pública.


Confira os Projetos clicando nos links abaixo:

               Projeto de Lei Nº 09/2014 
http://www.executa.net/camara/manager/uploads/documentos/projetos/1305240463.pdf

               Projeto de Lei Nº 10/2014
http://www.executa.net/camara/manager/uploads/documentos/projetos/448955688.pdf




segunda-feira, 17 de março de 2014

CUT PROMOVE REUNIÃO PARA DISCUTIR SOBRE A CPI DA ENERGIA ELÉTRICA


Porto Alegre, 17 de março de 2014.

CONVITE

A CUT RS, através da Federação dos Metalúrgicos do RS e da FETRAF-SUL em conjunto com o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), convidam os movimentos sociais e sindical para participarem de uma reunião para discutir a CPI da Energia Elétrica.
Queremos que essa CPI coloque em pauta temas como: o lucro das empresas operadores do sistema, e elevação das tarifas, a falta de investimento, as falhas no sistema de prestação do serviço de energia elétrica sem o ressarcimentos dos prejuízos causados aos usuários, etc.
A reunião ocorrerá no dia 18 de março, às 18h, na sala Salzano Vieira da Cunha, 3° Andar da Assembleia Legislativa do RS.

Contamos com a sua participação.

Simone Goldschmidt
Secretária Geral

CONVITE DA CUT/RS


Porto Alegre, 17 de março de 2014.
Companheiros e Companheiras
                                                                                 
Público Alvo:  Coordenadores e secretários de formação das regionais e secretários de formação dos ramos e sindicatos estaduais.

    Sabemos que este ano será desafiador, pelo o que está colocado na conjuntura, nos atrevemos a dizer que talvez seja o ano dos anos.
    Bem, é necessário armarmos os nossos exércitos. Neste sentido, estamos chamando esta reunião com Dirigentes que são responsáveis por tocar as políticas e a formação da Central nas regionais, ramos e sindicatos estaduais para definirmos o plano de formação da CUT/RS de abril/2014 a julho/2015,este encontro se realizará dia 28 de março de 2014,a partir  das 09h às 16h na Sede da CUT/RS.

O período dialoga com período definido para utilizarmos financiamento da política nacional de Formação.

A reunião será objetiva e pauta é a seguinte:
 Avaliação das atividades 2013;
 Apresentação planejamento da Escola Sul;
 Plano de formação 2014/2015, aqui devemos colher as demandas das regionais e ramos, para na sequencia organizarmos uma oficina de planejamento com a rede de formação;
 Informes da Conferência Nacional de Formação (CONAFOR).

Simone Goldschmidt                   Mara Luzia Feltes

Secretária Geral                             Secretária de Formação 

1º SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO


MUNICIPÁRIOS DE GLORINHA ELEGEM DIREÇÃO SINDICAL E REAFIRMAM FILIAÇÃO À FEMERGS

No dia 07 de março, os municipários de Glorinha, cidade da região da Grande Porto Alegre, movimentou-se em defesa do serviço público de qualidade, elegendo a chapa Unindo e Fortalecendo para comandar e luta em defesa do trabalhadores e trabalhadoras, para a gestão 2014/2017. O presidente reeleito, Antônio Gilmar da Silva Qoos, reiterou seu compromisso com a luta dos municipários, fortalecida através da unidade e coletividade, bem como as filiações firmadas com a FEMERGS e a CUT, ocorridas no em 2013. Ferreira salientou a importância da parceria firmada com a Federação e a Central Sindical, que demonstraram grande apoio ao sindicato, participando efetivamente das assembleias, reuniões e do processo eleitoral, garantindo, assim, toda a legitimidade do sindicato frente aos desafios colocados no dia-a-dia. Ele lembrou que: “A luta pelo servidores e servidoras garantem a qualidade do serviço publico, que é um bem para toda a comunidade de Glorinha.”
O presidente agradeceu o empenho da comissão eleitoral, formada por servidores e membros da CUT e FEMERGS, que se disponibilizaram e conduziram todo o processo com transparência e tranquilidade.

Gestão 2014-2017:

Presidente: Antonio Gilmar da Silva Quoos
Vice-presidente: Antonio Carlos Cunha Ferreira
Tesoureiro: Marcos Vinicius Pires de Deus
2ª Tesoureira: Marisabel da Rosa Serpa
Secretária: Arissa Oliveira Neves Schuck
Suplente de Secretária: Adriana Neves Pereira
Conselho Fiscal Titulares: Paulo Alexandre Modinger, Paula Rosele da Silva Pires, Sandra Regina Gusen Bottega
Suplente: Denise Rocha da Roza.



Colaboração: Angelita Lucas - coordenadora da Regional Grande Porto Alegre


sexta-feira, 14 de março de 2014

SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE PINHEIRO MACHADO - SIMPIM E EXECUTIVO DECIDEM ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL 2014


Após várias reuniões entre o Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado-SiMPiM e o Executivo Municipal, para negociação do Índice de Reajuste Salarial Anual, onde a reivindicação do sindicato era de 9%. Fechamos a negociação na tarde de hoje, com os seguintes índices ainda para o mês de março:

Servidores: O reajuste do índice do IGPM acumulado nos últimos doze meses 5,76%, mais 2,24% de ganho real, totalizando reajuste de 8%.

Magistério: O reajuste do índice do IGPM acumulado nos últimos doze meses 5,76%, mais 3,24% de ganho real, totalizando reajuste de 9%.

Observação: Dependemos ainda da aprovação da Câmara de Vereadores.

A Diretoria.

PELOTAS SEDIARÁ O IV TORNEIO INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO DO RS

O evento ocorrerá no dia 15 de março (sábado), no DC Eventos. Objetivo é proporcionar momentos de lazer e integração entre trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul, através da prática esportiva e da boa convivência.
A CNTA- Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins e Sindicatos filiados realizará no dia 15 de março (sábado) o IV Torneio Integração dos Trabalhadores da Alimentação em 2014.
Esse ano, o evento acontecerá em Pelotas, no mesmo dia do lançamento da Campanha Salarial 2014 do ramo da alimentação do Rio Grande do Sul. O Torneio ocorrerá nas dependências do DC Eventos, que fica localizado à Av. João Goulart, nº 4251, a 500 metros da Estação Rodoviária.  Além do futsal e futsete, tem modalidade como Canastra, Rústica de 5 km e Musicanto (nova modalidade).
Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas para os 1º, 2º e 3º colocados em cada modalidade. Haverá ainda premiação para goleiro (a) menos vazado, artilheiro (a) e troféu disciplina e participação. Vários Sindicatos da Alimentação do Rio Grande do Sul já confirmaram presença.



quinta-feira, 13 de março de 2014

ATENDIMENTO ASSESSOR JURÍDICO

AVISO
Comunicamos os Funcionários Públicos Municipais, que o Assessor   Jurídico Dr. Eduardo Mielke, estará atendendo na sede do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado – SiMPiM, na Rua Dutra de Andrade, 334, dia 20/03/14, quinta-feira,  à partir das 16:30 horas.

Obs: Atendimento por ordem de chegada.

A Diretoria.

quarta-feira, 12 de março de 2014

STIMMMESL COMEMORA 70 ANOS

O domingo, 09 de março, foi de comemoração para os trabalhadores metalúrgicos de São Leopoldo e região. O STIMMMESL celebrou seus 70 anos com uma grande festa para centenas de pessoas nas dependências da entidade.
Líderes sindicais, dirigentes, políticos, associados e familiares participaram do almoço e aproveitaram a área de lazer do Sindicato. Além disso, brinquedos infláveis estavam disponíveis para alegrar as crianças.

Recepcionando os presentes, o 1º secretário de Prevenção da Saúde do Trabalhador, Valmir Lodi (Sabugo), deu boas vindas a todos os trabalhadores (as) e familiares presentes.
O dirigente coordenou o ato político convocando as representações para fazer parte da mesa que contou com a presença do presidente de CUT-RS, Claudir Nespolo, do assessor do governo do estado, Milton Viário, o representante da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o presidente do sindicato, Jorge Corrêa e o secretário geral da entidade, Ademir Maia.
O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, saudou todos os presentes na comemoração e lembrou a importância e o aumento das mulheres na categoria metalúrgica, se referindo também ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no sábado.
“Na CUT estão os sindicatos de luta, aqueles que podemos contar e que faze a diferença para a classe trabalhadora. Então, nos não poderíamos estar em outro lugar, se não aqui, comemorando os 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. Essa entidade foi fundamental para a história da região, assim como será para os próximos desafios. Portanto, vida longa ao STIMMMESL. Unidos somos mais fortes”, acredita.
Lembrando histórias da entidade, o ex-presidente e atual assessor do governo estadual, Milton Viário salientou que o STIMMMESL é uma das cinco entidades sindicais mais antigas do estado e que esteve presente na fundação da Federação dos Metalúrgicos do RS.
“Eu tenho 53 anos e desde os 17 sou filiado neste sindicato, tenho muito orgulho dessa história e de ter sido presidente desta entidade. A gente não constrói o futuro sem olhar para o passado, isso é fundamental para as nossas próximas conquistas”, afirmou Viário.
Após, o diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e também ex-presidente do Sindicato, Loricardo Oliveira, lembrou a primeira vez que entrou no STIMMMESL durante uma assembleia na década de 80. “Sai daqui achando que este era o Sindicato dos sonhos.”
“Precisamos melhorar em muitas coisas. Mas na CNM tenho a oportunidade de conhecer a realidade de entidades em diversas partes do Brasil e afirmo que estamos há anos luz de vários locais. E construímos isso ao longo desses 70 anos”, salientou.
Por fim, o presidente do STIMMMESL, Jorge Edemar Corrêa, ressaltou a importância do STIMMMESL para o movimento sindical em todo o Brasil, citando líderes nacionais que iniciaram sua trajetória em São Leopoldo. “E não podemos esquecer que foi um metalúrgico o responsável pela atual política econômica do Brasil. Aqui, na região metropolitana contamos com índices de quase pleno emprego. Sem dúvida, nos fazemos parte dessa história. Parabéns para os metalúrgicos de São Leopoldo e região”, finalizou Jorge.
Após o almoço, as bandas Eco do Pampa e Mega Brasil animaram a festa até o final da tarde.
Representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de Canoas, Novo Hamburgo e Sapiranga participaram da festa. Os deputados Altermir Tortelli, Nelsinho Metalúrgico e Adão Villaverde também prestigiaram a comemoração.

A direção do Sindicato agradece a todos e todas que participaram desta
importante comemoração aos 70 anos de luta e conquistas do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região.

Por: Renata Machado (STIMMMESL)


segunda-feira, 10 de março de 2014

SINDISERV PROMOVEU CONFRATERNIZAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi no dia 07 de março, na Sede do SINDISERV, com a presença de mais de 200 servidoras.

O talento e o bom humor do professor de dança e cenógrafo Rodrigo Scherer embalaram o momento de integração das servidoras, que foi apresentado no auditório do sindicato. Após, as mulheres confraternizaram no Salão de Festas e participaram de sorteio de brindes. 




CINCO TESES E CINCO MOÇÕES APROVADAS NA PLENÁRIA FINAL DO 36º CONGRESSO ESTADUAL DOS JORNALISTAS

O 36º Congresso Estadual dos Jornalistas encerrou suas atividades no final da tarde desta sábado, 8 de março, em Porto Alegre. Com a presença de dezenas de votantes, a plenária final do evento aprovou o encaminhamento de cinco diferentes teses – a totalidade das que foram apresentadas – para serem levadas ao encontro nacional da categoria, que ocorre entre os dias 2 e 6 de abril, em Maceió, Alagoas.
Também foram consagradas cinco das seis moções lidas no final da sessão. Além disso, foram eleitos os quatro delegados que acompanharão o  presidente Milton Simas na comitiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul que comparecerá ao congresso nacional.

São eles, Márcia Carvalho e Robinson Estrásulas, da diretoria do SINDJORS, o ex-presidente da entidade Jorge Correa e Márcia Camarano. Além destes, duas outras gaúchas irão ao encontro brasileiro: a segunda vice-presidenta do sindicato, Vera Daisy Barcellos, palestrante convidada do evento, e Janice Ramos, delegada pelo Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Enjira).
Teses vão da defesa do SUS público a importância do jornalismo de imagem
Os temas defendidos nas cinco teses apresentadas no 36º Congresso Estadual dos Jornalistas, todos aprovadas com ajustes de redação, foram bastante variados.
Três delas eram aditivas às teses guias formuladas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), duas estavam relacionadas ao tema “A democracia como garantia de igualdade e liberdade”, ambas de autoria do mesmo grupo – Márcia Camarano, Roberto Santos, Vera Daisy Barcellos e Milton Simas.
A que vinha intitulada “É preciso defender e aprofundar a democracia no Brasil” relacionava o sistema democrático com a experiência de saúde pública brasileira, considerada pelos autores como “o maior exemplo de democracia participativa” no país. Defendia, portanto, a presença de entidades representativas dos jornalistas em conselhos sociais e de direitos municipais, estaduais e nacional como maneira de pressionar pela garantia e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) público.
No caso do Rio Grande do Sul, especificamente, há um projeto de lei em debate na Assembleia Legislativa, que modifica a distribuição das cadeiras do Conselho Estadual de Saúde, no qual o SINDJORS deverá solicitar assento após a aprovação da tese.
Em sua segunda exposição, o grupo de jornalistas abordou as recentes manifestações no Brasil – cujo ápice foram as jornadas de junho de 2013 – e a relação com o trabalho da imprensa. A ideia é fazer uma defesa das ideias democráticas amplamente defendidas por jornalistas que militaram ao longo da história e que estão ameaçadas pela confusão que o público faz destes trabalhadores com os donos de grandes veículos de comunicação. “É preciso lembrar à sociedade que a categoria dos jornalistas está inserida na luta pela democracia”, assinala o texto.
Para lograr o objetivo, a tese defende que a Fenaj desencadeie uma campanha nacional mostrando a luta dos jornalistas na defesa do sistema democrático, listando e divulgando nomes de todos os jornalistas mortos, torturados e desaparecidos ao longo da ditadura. Além disso, defende que haja um reforço da identidade dos jornalistas brasileiros como trabalhadores.
A plenária entendeu ainda que era necessário mencionar a importância de que as empresas de comunicação proporcionem as adequadas condições de segurança aos profissionais que cobrem manifestações ou que estejam expostos a situações de risco. “Setenta por cento das agressões à imprensa foram feitas pela polícia”, lembrou o integrante da executiva da Fenaj José Carlos Torves.
A tese aditiva do ex-presidente do SINDJORS José Maria Nunes ao tema “Pelo fim da precarização do trabalho e uma  fiscalização mais efetiva dos órgãos competentes” também mencionava a  responsabilidade dos donos da  imprensa brasileira com a saúde do trabalhador. “O jornalista é um ser que defende todos os cidadãos, mas não compreende os seus próprios direitos e nem faz o registro de sua enfermidade como doença de trabalho”, analisou o autor.
A tese aprovada vai levar para a plenária nacional a proposta de criação de Grupos de Trabalho regionais para tratar especificamente da saúde  do  jornalista, com a incumbência de realizar um extenso levantamento sobre doenças do trabalho vinculadas a profissão.
Duas teses originais foram apresentadas e aprovadas pela plenária final do Congresso. Em uma delas, do tesoureiro do SINDIJORS Robinson Estrásulas pedirá a criação oficial dos Encontros Estaduais e Nacional de Jornalistas de Imagem.
A apresentação do também fotógrafo Elson Sempé Pedroso busca garantir aos jornalistas aprovados em concurso público a liberdade de escolha do servidor para optar pela carga horária regulamentar de 5 horas diárias “sem prejuízo da remuneração padrão”.
Moção repudia descaso patronal na negociação
Uma entre as cinco moções aprovadas ao final do 36º Congresso Estadual de Jornalistas repudiou a postura intransigente do patronato gaúcho na negociação salarial 2013. Os representantes das empresas de comunicação foram insensíveis as demandas da categoria e não aceitaram negociar aumentos condizentes com as exigências feitas aos  profissionais gaúchos.
Houve ainda a aprovação de moção em apoio à criação do fórum municipal de comunicação e o desarquivamento do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Comunicação de Porto Alegre.
Por fim, temas como o racismo nos estádios, a licença maternidade vedada às parlamentares gaúchas e as agressões sofridas por jornalistas na Venezuela durante a cobertura das recentes manifestações naquele país também mereceram moções, que  foram aprovadas pela quase totalidade do plenário presente.


Por: Imprensa/SINDJORS