quinta-feira, 4 de julho de 2013

FEMERGS, CUT E DEMAIS CENTRAIS SINDICAIS ORGANIZAM ATO UNIFICADO NO DIA 11 DE JULHO

A FEMERGS une-se aos movimentos de rua e, juntamente com as centrais e movimentos sociais, vai à luta pela pauta dos trabalhadores, participando de atos públicos no dia 11 de julho. Vamos levantar, mais uma vez, nossas bandeiras: a redução dos juros no país, a reforma tributária, a redução do preço da gasolina, a reestruturação do Congresso Nacional e a reforma política bem como criação de ferramentas de controle para acabar com a corrupção no país. “A aplicação imediata e na sua plenitude da Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei nº 11.738/2008), a regulamentação da Convenção 151 da OIT e a extinção do substitutivo ao Projeto de Lei nº 4330/2004 (terceirização), são também as grandes bandeiras que vamos defender nas ruas”, acrescentou o presidente da Federação, Odenir Guterres de Carvalho.

Todas as Regionais da FEMERGS e Sindicatos dos Municipários são chamados para engajar-se ao movimento e organizar atividades para demarcar o dia 11 de julho no Rio Grande do Sul. Municipários na luta unificada dos trabalhadores para garantir direitos e qualidade no serviço público!

O MOVIMENTO NO PAÍS
A CUT, as demais centrais sindicais (CTB, Força, UGT, CSP/Condutas, CGTB, CSB e NCST), e o MST decidiram, em reunião realizada no dia 25 de julho, em São Paulo, organizar atos conjuntos – do movimento sindical e social – no próximo dia 11 de julho em todo o País. A pauta de reivindicação já foi entregue à presidenta Dilma Roussef, em audiência no Palácio do Planalto, em Brasília.
As paralisações, greves e manifestações terão como objetivo destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos gabinetes dos ministérios e também construir e impulsionar a pauta que veio das ruas nas manifestações realizadas em todo o país dos últimos dias.
“Vamos chamar à unidade das centrais sindicais e dos movimentos sociais para dialogar com a sociedade e construir uma pauta que impulsione conquistas, as reivindicações que vieram das ruas à pauta da classe trabalhadora”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.
Segundo o dirigente, além de mais investimentos em saúde, educação e transporte público de qualidade, como os manifestantes pediram e que é também uma pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras, os atos de julho irão reivindicar o fim dos leilões do petróleo, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução do salário, a reforma agrária e o fim do Projeto de Lei 4330 – “esse PL nefasto que acaba com as relações de trabalho no Brasil e é, na verdade uma reforma trabalhista escondida atrás de uma proposta de regulamentação da terceirização”, de acordo com Vagner.
“O que motivou a população a ir às ruas, a princípio, foi a revogação do aumento da tarifa do transporte coletivo. Concordamos que o transporte coletivo tem de ser subsidiado pelos governos, mas isso não pode impedir investimentos em saúde, educação e segurança e transporte de qualidade para a classe trabalhadora”, apontou o presidente da CUT.
Para ele, o Brasil melhorou muito nos últimos dez anos, mas a melhora foi mais da porta para dentro do que da porta para fora. “A insegurança aumentou, a piora nas condições do ensino e da saúde está fazendo com que o trabalhador gaste as conquistas, os ganhos salariais em escola, saúde e segurança privados”, justificou Vagner.
“Não fizemos as mudanças estruturais necessárias, a reforma agrária não ocorreu, o sistema político está falido, a representatividade não é democrática, as pessoas não são ouvidas, só elegem. A sociedade tem de controlar o trabalho dos políticos depois das eleições,” completou o dirigente.

PLEBISCITO
Sobre o plebiscito proposto ontem pela presidenta Dilma Rousseff para consultar a população sobre a Reforma Política, Vagner disse que a proposta é positiva porque o povo brasileiro quer participar.
Segundo ele, independentemente do debate técnico sobre a constitucionalidade ou não da consulta popular, a proposta é positiva porque a sociedade tem de ter mecanismos para vigiar.
“Ouvir o povo é importante. Os governantes têm de ter esse tipo de postura – que a presidenta Dilma teve – de, durante seu mandato ouvir os eleitores, isso é democracia representativa”, disse Vagner, esclarecendo sempre que não estava falando da Constituição, de questões jurídicas e, sim, da importância de se ouvir a opinião da população.
“Votar não é dar tutela. Tem de ouvir a voz que veio das ruas e o que veio foi, principalmente, a insatisfação do povo com a prática política pequena, para dentro e não para fora. O povo não aguenta mais e quer participar”, concluiu Vagner.
Companheiros e Companheiras,
A FEMERGS está inserida nos movimentos de paralisação nacional do dia 11 de julho. Conclamamos os dirigentes dos sindicatos locais para que se organizem, juntamente com os demais sindicatos de seus municípios e com os dirigentes das centrais sindicais, bem como os movimentos sociais, para que possamos obter sucesso nas nossas reivindicações. O movimento está nas ruas e é nas ruas que conquistamos as melhorias. Vamos todos paralisar, há inclusive um indicativo de que as prefeituras também irão paralisar. A pauta segue abaixo e pode ser agregada a pauta própria dos sindicatos locais.

Pauta única das Centrais Sindicais:
• Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
• Fim do fator previdenciário;
• 10% do PIB para a Educação;
• 10% do Orçamento da União para a Saúde;
• Transporte público e de qualidade;
• Valorização das Aposentadorias;
• Reforma Agrária;
• Suspensão dos Leilões de Petróleo;
• Contra o PL 4330, sobre Terceirização.

Propostas incluídas pelos movimentos sociais:
• Reforma política e realização de plebiscito popular;
• Reforma urbana;
• Democratização dos meios de comunicação;
• Pelos Direitos Humanos:
- Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas;
- Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
- Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro;
- Pela punição dos torturadores da ditadura.
BOA LUTA A TODOS,
Odenir Guterres de Carvalho
Presidente da FEMERGS

Nenhum comentário: