terça-feira, 1 de abril de 2014

CÂNCER: UMA CONVERSA SINCERA COM SUA FAMÍLIA E AMIGOS É FUNDAMENTAL

Por mais difícil que seja, após o diagnóstico de um câncer é importante haver uma conversa sincera e aberta entre os membros da família e amigos. O câncer ainda é encarado socialmente como um tabu, mas o paciente não precisa agir desta forma também dentro de sua casa.
Todos que rodeiam o paciente em seu dia a dia devem estar cientes de como será o tratamento, quais os possíveis efeitos colaterais e demais pontos importantes relacionados ao tratamento. Algumas famílias marcam uma consulta especial com o médico para esclarecer todos esses aspectos.
Mudanças na rotina familiar e nas funções exercidas por cada membro da família podem ser necessárias. Isso precisa ficar claro a todos os envolvidos, que devem conversar e decidir como as tarefas e as funções serão redefinidas. Preparamos algumas sugestões que podem ajudar nessa comunicação:

Crianças e Adolescentes

Conversar com crianças e adolescentes pode ser especialmente difícil. Eis algumas sugestões:
 Dar às crianças informação apropriada à sua idade e nível de maturidade.
 Seja aberto e honesto. Sem informação correta, o que imaginarem pode ser muito pior do que a verdade.
 Dê-lhes tempo para fazer perguntas e expressar seus sentimentos (muitas vezes as crianças podem expressar melhor seus pensamentos ou sentimentos por meio de desenhos).
 As crianças vêem o mundo do modo como se relaciona com ele, assegure-lhes de que são amadas e serão cuidadas.
 Mantenha a vida tão normal quanto possível, tentando manter as rotinas diárias dos filhos.
 Se seu filho apresentar dificuldade em compreender e lidar com o que está acontecendo, considere inscrevê-lo num grupo de aconselhamento ou, para os religiosos, marcar uma reunião com uma pessoa do clero.

Amigos e família

As pessoas próximas ao paciente podem ser os maiores aliados na sua luta contra o câncer. Eles podem dar perspectiva, apoio e amor no momento em que o paciente mais precisa. Como e para quem você diz isso? Aqui estão algumas dicas:
 Inicie a conversa em um lugar que seja confortável, onde haja privacidade.
 Esteja preparado para qualquer reação que seus entes queridos possam ter: descrença, medo, raiva. Entenda que eles estão reagindo ao seu diagnóstico, não a você.
 O paciente deve ser tão aberto quanto possível com o seu diagnóstico, tratamento e prognóstico. Se alguma pergunta fizer você se sentir desconfortável, diga, simplesmente, que não está pronto para falar sobre isso neste momento.
 Pense sobre as perguntas que possam deixá-lo chateado ou irritado: planeje uma resposta para elas antes que aconteçam.
 Escolha um membro da família ou amigo para ser seu porta-voz, para os momentos em que você não quer falar sobre seu câncer ou seu tratamento. Alerte-o sobre como e quanto dizer aos outros.
 Família e amigos vão querer ajudar: você precisa se concentrar em sua própria saúde e eles precisam sentir que estão ajudando você. Seja específico sobre o que eles podem fazer, pois as pessoas nem sempre sabem como ajudar ou saber do que você precisa.
 Mantenha a vida tão normal quanto permita a sua saúde: relembre sua família e amigos que você ainda aprecia as mesmas atividades.


Nenhum comentário: