sexta-feira, 11 de abril de 2014

PLENÁRIA DO OP E SEMINÁRIO DE GESTÃO FINANCEIRA ACONTECEM DIA 22




A gestão financeira para entidades sindicais e o Orçamento Participativo da CUT-RS serão abordados na plenária que acontece na terça-feira, 22, das 9h até às 19h, no auditório da Central (rua Dr. Barros Cassal, 283, Porto Alegre).
Na parte da manhã será realizada a 2ª etapa da Plenária do Orçamento Participativo da CUT-RS, com a participação do secretário Nacional de Finanças da CUT, Quintino Severo. Na parte da tarde, acontece o seminário “Gestão financeira para entidades sindicais”, com o especialista em Contabilidade e Gestão Sindical, Joacir Gonçalves e a contadora da CONTRACS, Gisela Gonçalves.
O público alvo do evento são os/as presidentes das entidades e tesoureiros/as das entidades filiadas, os coordenadores das regionais cutistas e a Executiva Estadual.
A Plenária tem como objetivo aprofundar o conhecimento e a discussão da autossustentação financeira de nossa Central – Nacional, Estadual e Estrutura Vertical, tratando a política financeira estatutária da CUT como uma prioridade política e estratégica, em uma gestão participativa e democrática e com responsabilidades compartilhadas.
“O OP e a gestão financeira dos sindicatos são temas muito importantes, que interessa bastante os dirigentes, por isso é importante a participação de todos no debate”, afirmou a secretária de Finanças da CUT-RS, Vitalina Gonçalves.

Orçamento Participativo
No dia 16 de setembro, foi realizada a 1ª Plenária do Orçamento Participativo, onde foram definidas as prioridades para os investimentos da CUT-RS e apresentados os princípios do sistema de Arrecadação Estatutária e do Orçamento Participativo.
Os objetivos do OP são: tornar a gestão financeira mais democrática e transparente, com fortalecimento das direções e das entidades de base da CUT; construir uma gestão participativa, descentralizando os recursos e com informações ao alcance de todos/as; equacionar a vontade política de realizar com a capacidade financeira de executar; integrar o planejamento político com o planejamento financeiro e ter um efeito educativo,  ampliando a conscientização e a solidariedade de classe.
A CUT-RS foi a primeira estadual que realizou uma Plenária do Orçamento Participativo da CUT, no ano de 1996. Conforme deliberação da direção Nacional da CUT, o Orçamento Participativo deve servir como um instrumento de democratização da gestão financeira da entidade, para equacionar a vontade política de fazer com o planejamento financeiro para executar.


As inscrições devem ser enviadas até o dia 17 para o email: cut.rs@cutrs.org.br ou podem ser feitas no local.

Nenhum comentário: